
Rádio Mocidade, emissora do Liceu Salazar em Lourenço Marques , pode ser considerada como uma experiência pedagógica bem sucedida dos anos 60/70 antecipando, em uma dezena de anos ,a ideia de abertura da Escola ao meio onde está inserida. Para além de ocupação dos tempos livres dos alunos do Liceu, a R.M. abriu-se a outras populações escolares,incluindo a universitária e pós-laboral, bem como a toda a população em geral . Será a história desta emissora que me proponho contar: as dificuldades do arranque ; a falta de meios materiais e pecuniários ; a descrença no projecto por parte de " velhos do Restelo"; a vontade dos jovens ; o êxito e o sonho que não se pôde concretizar . Tudo o que afirmarmos será comprovado por fotografias e pela transcrição de notícias da imprensa da época ,devidamente identificada. É assim um comprido "site" que não se tornará compacto devido ás inúmeras fotografias que intercalam o texto e que foram obtidas pela amabilidade de particulares. Terminaremos com uma referência a um almoço que ocorreu 34 anos depois da emissora encerrar e que juntou , em Lisboa,alguns dos jovens, agora de cabelos brancos e talvez avós.
4 comentários:
Radio Mocidade,
Como o mundo é pequeno,uma radio que eu houvia tanta vêz,e agora sem querer,acabei por conhecer,por fotografia o seu exelentissimo fundador,Sr.Dr.Joaquim Nogueira,e graças ao Dr.e Amigo Joâo Guilheme,Felicitaçôes pelo seu extraordinario trabalho,Sr Dr.Joaquim Nogueira.
Um abraço de amizade, de um Macua, Moçambicano também.
Vidal Castro
Sr. Vidal Castro : muito obrigado pelas suas palavras e elogios que eu endosso aos "jovens" da RM, pois eu quase me limitei a abrir as portas para que eles mostrassem o que valiam, ou melhor, o que era a juventude moçambicana dos anos 60/70
Eu gosto muito seu blog na história da estação de rádio! Eu vou manter. Saludos. Tenho amigos em Moçambique.
Enviar um comentário